Documentário mostra a resistência de músicos que se apresentam nas ruas de Lisboa
Escrito por Cauê Matias, o filme retrata a rotina de artistas que lutam para exercer o ofício, muitas vezes, cerceados pelo poder público. São 10 episódios, cada um sobre um músico.
Estreia, nesta segunda-feira (17/07), a série Cantautores — Músicas e Músicos de Rua, escrita pelo brasileiro Cauê Matias, presidente do União do Blocos de Carnaval de Rua de Lisboa. A ideia do projeto surgiu em 2022, quando ele começou a tocar nas ruas da capital portuguesa. "Comecei a conhecer músicas e músicos incríveis", diz. "Decidi que tinha que fazer um documentário com o trabalho autoral dessa galera", acrescenta.
A galera à qual Cauê se refere é formada por Carolina Zingler, Vasco Ribeiro, Pedro Gaia, Rodrigo Augusto Ribeiro, Mad_A, Júlio Brechó, João Priolli, Gabriel Selvage, Duda Laurent e Gabriel Pepe, artistas que se espalham música por Lisboa, a despeito de todas as dificuldades que enfrentam, muitas, vezes, por falta de licenciamento. Vários deles, inclusive, já foram multados e tiveram os equipamentos apreendidos pela polícia. Mas não desistiram do ofício.
A série foi dividida em 10 capítulos, que serão liberados diariamente, a partir desta segunda-feira. Cada episódio será com um músico — a primeira, Carolina Zingler. Os episódios, destaca Cauê, contêm, além das apresentações nas ruas, cenas de concertos que os artistas fizeram em junho de 2024 na Fábrica Braço de Prata, em Marvila. Segundo o autor do documentário, foram selecionadas cinco músicas de cada show.
Ao mesmo tempo em que os episódios eram gravados, o projeto liderado por Cauê promoveu um concurso para a concessão de 10 bolsas de estudos para 10 alunos de escolas públicas de Marvila para aprenderem a tocar guitarra acústica e a cantarem. "Inclusive, doamos as guitarras", ressalta Cauê.
Também houve palestras nos colégios sobre racismo, em parceria com a SOS Racismo. "Foi um projeto muito recompensador", assinala. A direção do filme coube à cineasta Gabriela Lima e a filmagem e a montagem dos episódios, ao videomaker Heverton Harieno.
Cauê conta que o trabalho resultou na produção de discos de vinil com as músicas selecionadas para o documentário, uma de cada músico. Cada exemplar está sendo vendido por 20 euros (R$ 120), que pode ser adquirido por meio do Instagram do Cantautores. "Mas são poucos os exemplares", avisa. O documentário poderá ser visto no YouTube. O primeiro episódio será liberado às 20h.
Folga e diversão
Se você está de folga nesta segunda e ainda não tem programa para se divertir, anime-se: a Fábrica Braço de Prata lança um programa especial para aqueles que trabalham nos finais de semana e estão à procura de algo para fazer que nada tenha a ver com a atividade que exercem.
A meta é promover a sociabilização entre esses trabalhadores, uma comunidade formada, entre outros, por produtores de eventos, artistas, bartender, equipes técnicas de show, garçons, porteiros, gerentes de estabelecimentos comerciais. A entrada é gratuita, com início marcado para as 21h30.
No cardápio, música brasileira, comidas que variam de acordo com o ritmo das estações. No encontro desta noite, a música estará por conta de Rogério Pitomba, Junior Maceió, Camila Masiso, Giovanni Barbieri e Filipe Morais, além do DJ Caio Azevedo.