TAP passa a parcelar passagens aéreas em até três vezes. No Brasil, serviço já existe
Empresa portuguesa traz para Portugal sistema de parcelamento muito comum entre os brasileiros, que podem pagar o valor dos bilhetes em até oito prestações.
Muito comum no Brasil, o parcelamento das passagens aéreas chegou a Portugal. A TAP passou a oferecer a seus clientes na região a possibilidade de parcelar, em até três vezes sem juros, o valor dos bilhetes. Esse modelo é conhecido como “compre agora e pague depois”. No Brasil, a TAP divide as passagens aéreas em até 10 vezes.
O parcelamento está sendo possível graças a uma parceria fechada entre a TAP Air Portugal e a rede sueca de pagamentos e comércio Klarna, a maior aplicação de pagamentos parcelados a nível europeu. É uma forma de fazer os bilhetes aéreos caberem no bolso da clientela, uma vez que os preços, sobretudo dos voos internacionais, andam bastante salgados.
Esse mesmo modelo da Klarna de parcelamento das passagens aéreas já é utilizado pela Turkish Airlines, pela Cathay Pacific e pela Lufthansa. Na avaliação de Alexandre Fernandes, diretor da empresa sueca para Portugal e Espanha, comprar passagens deve ser tão fácil quanto a viagem, e o pagamento em até três prestações beneficia os consumidores.
“Como companhia aérea líder em Portugal, a TAP liga os viajantes ao mundo, e a Klarna está aqui para os ligar a uma melhor forma de pagar”, afirma o executivo. Segundo ele, a facilidade valerá tanto para aqueles que querem comprar bilhetes aéreos para a Ilha da Madeira quanto para os que desejam cruzar o Atlântico em direção a Nova York, nos Estados Unidos.
Facilidade, mas com cautela
Para Renato Inácio, diretor sênior de Corporate Finance da TAP, a companhia está, “mais uma vez, liderando o caminho da inovação, ao oferecer aos clientes soluções de pagamento de viagens de ponta, fiáveis e sem falhas”. Na visão dele, a parceria com a Klarna aumenta a flexibilidade de pagamento, permitindo que os clientes escolham a opção que melhor se adapte às suas necessidades.
Inácio ressalta que a TAP está entre as primeiras companhias aéreas europeias a integrar os serviços da Klarna, reafirmando sua posição “como pioneira na transformação digital no setor aéreo”, com o compromisso de proporcionar uma viagem mais acessível, centrada no cliente, pois a flexibilidade de pagamento permite uma melhor gestão do orçamento dos viajantes.
O parcelamento das passagens em até três vezes pela TAP abrange 85 cidades na Europa, nas Américas e na África atendidas pela empresa.
Para Marcelo de Souza Sobreira, professor de educação financeira da HB Escola de Negócios, qualquer parcelamento deve ser visto com cuidado, para que não se torne um problema mais à frente.
O problema, ressalta o especialista, é que as pessoas olham apenas para a facilidade, mas se esquecem de que o acúmulo de prestações a pagar pode se tornar uma bola de neve. “Tudo deve ser feito com cautela, para não se cair na inadimplência. Comprar a prazo requer literacia financeira. Tem muita gente que não sabe lidar com crédito”, assinala.