Renan Ribeiro retorna a Portugal para fechar o gol do Estrela da Amadora

Goleiro, que já jogou pelo Sporting e passou pelos Estados Unidos e Arábia Saudita, promete que será “um guerreiro” no time que disputará a terceira temporada seguida na elite do futebol português.

Foto
O goleiro brasileiro Renan Ribeiro está de volta a Portugal, agora, para o Estrela da Amadora JOSÈ COELHO / LUSA
Ouça este artigo
00:00
02:13

Depois de temporadas no Hartford Athletic, dos Estados Unidos, e no Al-Ahli Jeddah, da Arábia Saudita, o goleiro brasileiro Renan Ribeiro, 35 anos, está de volta a Portugal. Agora, para fechar as redes do gol do Estrela da Amadora, que está na primeira liga do futebol português.

"Estou muito feliz por estar aqui. Garanto a vocês que têm mais um guerreiro para lhes ajudar", disse o jogador ao ser apresentado pelo canais oficiais do clube português, que tem vários outros brasileiros em seu plantel. Renan carrega em seu currículo uma Taça de Portugal e uma Taça da Liga, ambas conquistadas pelo Sporting.

Segundo o Estrela da Amadora, o brasileiro, que, além do Sporting, jogou pelo Estoril da Praia, foi contratado para a temporada 2025/2026. Também reforçarão o Estrela da Amadora o goleiro Diogo Pinto (ex-Sporting) e os defensores Sidny Cabral (ex-Viktoria Colónia, da Alemanha) e Ni Rodrigues (ex-Vitória de Guimarães).

De frente com o Alverca

Quando da passagem anterior por Portugal, Renan Ribeiro jogou quatro temporadas vinculado ao Sporting, a primeira delas, cedido pelo Estoril Praia. Foram, 56 jogos. Antes de deixar o Brasil, o goleiro estava no São Paulo. Ele iniciou a carreira, porém, no Botafogo de São Paulo, seguindo depois para o Atlético Mineiro. Renan chega ao Estrela da Amadora para a terceira participação seguida do clube da primeira liga portuguesa de futebol. Na última temporada, o time ficou na 15ª posição.

Renan terá pela frente, durante a disputa do campeonato, o Alverca, que subiu para a principal divisão do futebol de Portugal. O clube foi comprado por um grupo de investidores, entre eles, o brasileiro Vinícius Júnior. A meta é levar o Alverca para o topo da tabela da primeira liga e disputar os principais campeonatos europeus. Foram 21 anos de espera para que o Alverca chegasse à elite do futebol português.