TAP e Latam se associam para oferecer mais destinos a brasileiros e portugueses
Viajantes do Brasil e da Europa terão mais opções, após acordo de partilha de voos (codeshare) entre as empresas portuguesa e brasileira. São 72 novas rotas à disposição.
Os viajantes entre o Brasil e a Europa têm, agora, mais opções de destinos diante do acordo de partilha de voos (codeshare) entre as empresas aéreas TAP Air Portugal e a Latam Airlines Brasil. Com apenas um bilhete, os passageiros terão 72 novas rotas à disposição para viajar pelas duas companhias. Pela parceria, a TAP disponibiliza 42 trechos operados pela Latam, a partir de Brasília, Fortaleza e Florianópolis, a seus passageiros, e a empresa do Brasil oferece 30 destinos operados pela empresa portuguesa a seus clientes a partir de Lisboa.
Em comunicado oficial, a TAP explica que seus clientes e os da Latam “vão se beneficiar de mais opções de viagem, emitindo e utilizando apenas um bilhete de uma única companhia aérea para viajar, fazer o check-in, despachar bagagem e fazer ligações em rotas com o acordo de codeshare”.
A Latam também distribuiu nota, na qual esclarece que, na fase inicial, “o acordo foca em cidades selecionadas no Brasil para a TAP e em rotas entre Lisboa e destinos na Europa e África para a Latam". Ressalta, porém, que “as rotas de países da América do Sul ou de outros destinos brasileiros” estão fora do acordo, "embora uma expansão futura do codeshare não esteja descartada".
Anunciada em junho, a parceria já está valendo nos sistemas de reservas das duas companhias e representa um passo estratégico para as empresas aéreas, sobretudo, nos mercados brasileiro e europeu, com o check-in unificado e o despacho de bagagem até ao destino final, bem como conexões otimizadas.
Malha aérea
A Latam vai operar, em julho, a maior malha aérea da sua história no Brasil, com mais de 25 mil voos programados durante a alta temporada. O número reflete o aumento da demanda no país, a inauguração de novas rotas e a ampliação de frequências em destinos estratégicos.
Ao todo, a companhia opera em 101 rotas diretas para 55 destinos domésticos e 24 internacionais. A expectativa é transportar cerca de 4,3 milhões de passageiros no período, reforçando projeção de crescimento de 7% a 9% no ano.
No primeiro semestre de 2025, a Latam inaugurou 12 novas rotas (entre lançamentos, reaberturas e operações sazonais), resultando em um aumento de 12% na oferta de assentos em comparação com o mesmo período de 2024.
O aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, é o foco do aumento da malha aérea da Latam em julho. A companhia deve operar quase sete mil voos no terminal, mais 12% em relação ao mesmo mês de 2024. Guarulhos conecta 49 destinos no Brasil e 24 no exterior.