Vídeo

Imigrantes não são inimigos, são a solução para Portugal, dizem ativistas

Anabela Rodrigues e Priscila Valadão defendem que Governo promova a integração e não a discriminação dos imigrantes.

i-video

  • Ouça o podcast aqui

Os imigrantes se tornaram alvo principal dos ataques da direita populista radical em Portugal, dizem as ativistas Anabela Rodrigues, filha de pais cabo-verdianos, e Priscila Valadão, brasileira, em participação no podcast do PÚBLICO Brasil.

Para elas, os imigrantes, que têm dado forte contribuição econômica para Portugal, não podem ser "responsabilizados por tudo de mal que ocorre no país". Na avaliação de Anabela e de Priscila, o Estado português não tem sido capaz de atender às demandas dos cidadãos estrangeiros que escolheram viver em território luso.

Dirigente da organização Solidariedade Imigrante e ex-eurodeputada, Anabela diz que a sociedade portuguesa deve repudiar a xenofobia e o racismo que se acentuaram em Portugal.

Representante do movimento Vida Justa, Priscila complementa: “Sofremos todas as consequências desse movimento anti-imigração. Mas o fluxo migratório vai continuar, porque o país precisa de imigrantes, que trabalham, pagam impostos, mas não são compreendidos. Os imigrantes são um rio de dinheiro para o país".

Anabela assinala que os imigrantes não são um problema e que a integração deles à sociedade é necessária. Ela alerta para a onda de desinformação disseminada para extrema-direita que coloca os imigrantes como criminosos. "São trabalhadores que estão em busca de melhores condições de vida", enfatiza.

Na avaliação das ativistas, o Conselho das Migrações não cumpre as suas finalidades e não funciona, pois representa os interesses do Estado, não os dos imigrantes. “Não me identifico e nem me sinto representada pelo Conselho”, diz Anabela.

Priscila defende que os imigrantes tenham acesso a políticas públicas iguais às voltadas aos portugueses. “Isso se chama integração, que é necessária", frisa. Segundo ela, o que se vê, no entanto, é um distanciamento, pois "se criou um inimigo próximo, e este é o imigrante”.