Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Novo programa do Governo facilita contratação de estrangeiros. Empresários destacam papel decisivo da mão de obra imigrante no crescimento do país. Turismo conta com 30% de trabalhadores de fora.
Associações fazem trabalhos sociais para integração de imigrantes em Portugal. A Casa do Brasil de Lisboa e o Instituto Brasil ficaram de fora do apoio. A UAI!, de Braga, foi selecionada.
Promessa é de que os vistos de trabalho sejam aprovados em até 20 dias. Maior agilidade para contratação de mão de obra estrangeira foi pedida pelas empresas.
Decreto do Governo de Giorgia Meloni restringe a cidadania somente a filhos e netos de cidadãos nascidos na Itália. Parlamento terá 60 dias para votá-lo.
Advogada Simone Marins, que defende a brasileira Elizenilde Oliveira contra o Estado português e a AIMA, afirma que não se pode aceitar desculpas do Estado para não prestar serviços à sociedade.
Elizenilde Oliveira alega que, por não ter a situação documental regularizada, não pode deixar Portugal para acompanhar o nascimento da neta.
AIMA lançou serviço para atualização de dados cadastrais, mas usuários não conseguem acessar serviços. Presidente de AIMA reconhece que há problemas, mas que estão sendo corrigidos.
Consulado-Geral do Brasil em Lisboa passa a integrar rede de assistência consular com foco em proteção, empoderamento e combate à violência de gênero.
Segundo Pedro Portugal Gaspar, Vistos Gold nunca deixaram de ser atendidos, apesar de em menor número. Em relação às queixas sobre o funcionamento da página da AIMA, ele remete culpa para o provedor.
Os números se referem a 2023 e, na avaliação da demógrafa Simone Wajnman, são um alento para Portugal, que viu a população voltar a crescer, depois de uma década em retração.
Bernardo Rebello reinventou a carreira na França e encontrou na engenharia de guiagem uma nova profissão que une turismo, cultura e conhecimento acadêmico.
Em 2024, os brasileiros representaram 38% dos estrangeiros que pegaram crédito imobiliário em Portugal e ficaram com 30% do montante de recursos liberados pelos bancos dentro desse grupo de cidadãos.
Novo serviço oferecido pela AIMA permite mudar dados cadastrais, como a mudança de residência. Basta ter o e-mail registrado. Serviço só vale até 90 dias antes de expirar o título.
Para contratar estrangeiros, empregadores terão de assegurar habitação em condições dignas, contratos de trabalho legais e, se necessário, formação e ensino da língua.
Ministro António Leitão Amaro afirma que, após regularização de 440 mil manifestações de interesse e das 220 mil renovações da CPLP, serão chamadas 40 mil autorizações de residência para investimento.
A ansiedade é grande entre os imigrantes que estão com as autorizações de residência em Portugal vencidas, pois o decreto que garante a aceitação desses documentos expira em 30 de junho próximo.
Agência para migrações reconhece que houve falha no sistema de envio de mensagens a cidadãos que estão em processo de troca dos títulos de residência em Portugal.
Com mudanças na legislação ainda sem regulamentação por parte do Governo, imigrantes buscam ajuda para que tempo de espera pela autorização de residência seja contabilizado nos pedidos de cidadania.
Boa parte dos pedidos de autorização de residência já avançou. Mas os tão esperados documentos ainda não chegaram às mãos dos imigrantes e leis precisam ser regulamentadas.
Ocorreu um erro aqui, ui ui