Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Brasileiros que vivem em Portugal e não deram a saída fiscal do Brasil devem prestar contas à Receita Federal. O prazo para o acerto de contas vai até 30 de maio.
As taxas de juros em Portugal são muito baixas, dizem especialistas. O caminho para brasileiros que conseguem poupar é investir no Brasil, mas é preciso ter cuidado para fazer as escolhas certas.
Dados indicam que 30% dos voos atrasaram ou foram cancelados em 2024, o que atingiu 34% dos passageiros em Portugal. Muitos não pedem indenização por não saberem que têm esse direito.
Passageiros que chegam ao Aeroporto de Lisboa devem ficar atentos aos perigos de pegar carros de motoristas não oficiais. Além de cobranças abusivas, algumas abordagens podem envolver violência.
Bater na porta do consulado é uma das primeiras coisas que se faz quando brasileiros têm problemas graves. Mas é preciso saber o que a representação do Brasil pode fazer, até que ponto pode ajudar.
Bancos têm sido rigorosos para a abertura de contas de imigrantes. É preciso estar bem documentado para ter acesso a esse serviço. Há tarifas mensais, semestrais e anuais. Pesquise antes.
É preciso estar muito atento às regras para viagens internacionais de menores de 16 anos com um dos responsáveis ou mesmo desacompanhados. Qualquer falha pode frustrar planos, alertam especialistas.
Euribor está no menor nível desde março de 2023. Para especialistas, brasileiros que desejam sair do aluguel podem aproveitar esse momento para pegar financiamento imobiliário. Mas há regras a seguir.
A legislação trabalhista portuguesa é diferente da brasileira. É necessário saber o que são recibos verdes, contrato a termo, sem termo e com termo incerto para ter os direitos reconhecidos.
Especialistas alertam para o risco de ofertas mirabolantes da internet, com preços de aluguel muito abaixo do que é praticado no mercado. A dica é procurar empresas e profissionais com bom histórico.
O sonho de mudar para Portugal pode se transformar em pesadelo para quem não conseguir ter o seu diploma reconhecido. É necessário planejamento e escolher bem a instituição que vai dar a equivalência.
Desde 2017 dando consultoria para o reconhecimento de diplomas brasileiros em Portugal, Cris Lazoti já trabalhou com mais de 2 mil casos. Ela ensina o caminho das pedras.
A Carteira Nacional de Habilitação brasileira, enquanto estiver válida, é aceita normalmente em Portugal, assim como a habitação portuguesa vale no Brasil. Mas é preciso ficar atentos às regras.
Nas eleições de 6 de outubro, quem está no exterior não vota. Mas quem não transferiu o título tem de justificar, sob risco de penalidades, como ficar sem o documento de viagem internacional.
A lista de documentos exigidos pelas concessionárias e pelos bancos, no caso de haver financiamento do valor do carro, é enorme. Os impostos são altos e o seguro contra acidentes é obrigatório.
São muito os detalhes para tirar do papel o sonho de ser dono do próprio negócio. É importante seguir as orientações de profissionais especializados para que sonho de empreender não vire um pesadelo.
País registra centenas de terremotos por ano. A maioria deles é tão fraca, que nem dá para sentir. Os tremores mais fortes são raros, mas é importante saber como lidar com eles.
Ocorreu um erro aqui, ui ui