Iberia voará para o Nordeste brasileiro e Air Maroc retoma rota para São Paulo
Iberia anuncia voos de Madri para Recife (Pernambuco) e Fortaleza (Ceará). Royal Air Maroc volta a ligar Casablanca a São Paulo, de olho em viajantes de Portugal e Espanha. E TAP reforça atrativos.
A companhia aérea espanhola Iberia anunciou que recebeu autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para operar voos regulares, partindo de Madri para o Nordeste brasileiro, com destino a Recife, em Pernambuco, e Fortaleza, no Ceará, utilizando a maior aeronave da empresa, o Airbus A350-900. Já a conectividade da Royal Air Maroc foi retomada entre Casablanca, no Marrocos, e São Paulo, após cinco anos de suspensão da rota aérea.
A volta da Air Maroc para o Brasil ocorre depois de um longo trabalho de convencimento da empresa por parte da Embratur, a Agência Brasileira de Turismo. A intenção é de que a rota se torne uma opção para passageiros que se destinam a Portugal e a Espanha e desses países para o território brasileiro. O Governo do Brasil quer o maior número de opções de voos internacionais para atrair turistas estrangeiros ao país.
A meta do Governo brasileiro é de receber 8 milhões de visitantes estrangeiros neste ano, segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino. Ele próprio tem feito contato com as empresas aéreas para ampliar as opções de voos para o Brasil. O mesmo tem sido feito pelos estados brasileiros. Paraíba pediu à portuguesa TAP um voo ligando Lisboa a João Pessoa. O Distrito Federal quer uma rota direta com Madri.
A espanhola Iberia tem dado demonstrações de que está disposta a investir no Brasil. A partir de 13 de dezembro deste ano, fará o trajeto entre Madri e Recife. Serão três voos por semana (às segundas, quartas e sábados), com uma aeronave com capacidade para 348 passageiros. A operação será mantida até 7 de fevereiro de 2026. Já a rota entre Madri e Fortaleza vai funcionar entre 16 de fevereiro e 26 de março do próximo ano.
A Iberia havia afirmado várias vezes que pretendia utilizar seus novos jatos A321XLR em rotas a partir de Madri para capitais nordestinas, mas, devido a atrasos na entrega desses aviões pela Airbus, optou por empregá-los em voos para a América do Norte. Os novos voos para o Brasil visam atender ao constante fluxo de turistas europeus que buscam destinos de clima quente durante o inverno na Europa. A venda das passagens ainda não começou, pois a Iberia admite que a operação poderá sofrer alterações futuras, incluindo a troca de aeronave.
Portugal e Espanha
Para a promoção do voo do continente africano para o Brasil, a Air Maroc e a Embratur convidaram 10 operadores turísticos da Espanha, que, no fim de março, visitaram as cidades de São Paulo e de São Sebastião, no litoral Norte do estado. Em seguida, um grupo de operadores do mercado português seguiu o mesmo roteiro. As duas ações contaram com workshops, palestras e apresentações, em que foram abordados destinos turísticos, cultura e oportunidades de negócios no Brasil.
Na programação, além de experiências em restaurantes especializados em gastronomia brasileira, foram incluídas visitas ao Museu do Futebol e à Aldeia Indígena Guarani do Rio Silveira, além de um passeio de barco com paradas em ilhas do litoral paulista. Segundo Marcelo Freixo, presidente da Embratur, “o retorno do voo entre Casablanca e São Paulo, depois de cinco anos de suspensão, representa a ampliação da conectividade internacional do Brasil”.
Freixo afirma que se trata de uma ação estratégica, destinada aos operadores de turismo, especialmente os da Península Ibérica, para que conheçam melhor o Brasil, “e possam vender melhor o país para os turistas portugueses e espanhóis”. O Governo brasileiro sabe que tem uma missão hercúlea pela frente para reverter a imagem negativa do país no exterior, sobretudo, por causa da insegurança urbana.
Com taxa de ocupação superior a 80%, a Air Maroc deve ampliar seu leque de atuação entre os dois lados do Atlântico. A informação é do gerente da empresa no Brasil, Othman Baba, para quem os números incentivam a aumentar os voos. Segundo ele, o retorno da linha Casablanca-São Paulo "tem se mostrado exitoso", e “esse sucesso incentiva (a empresa aérea) a dobrar o tráfego entre os dois países”.
O secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena, avalia a nova rota como uma excelente novidade. “Este é um momento em que São Paulo investe estrategicamente na atração de turistas estrangeiros, com a melhor conectividade viária e aérea do país”, diz. Em 2024, São Paulo recebeu um 4.854 visitantes do Marrocos, enquanto que, nos dois primeiros meses de 2025, mais de mil marroquinos já visitaram o Brasil, um crescimento de 42,9% em relação ao mesmo período do ano passado.
TAP lidera
Na disputa pelo mercado brasileiro, a TAP Air Portugal mantém a liderança, voando para 13 cidades do país, por meio de 15 rotas saindo de Lisboa e Porto. No ano passado, a empresa anunciou voos para Florianópolis (Santa Catarina) e Manaus (Amazonas) e, neste início de abril, voltou a fazer o trajeto entre Lisboa e Porto Alegre, após a interrupção provocada pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Por ano, a TAP transporta mais de 2 milhões de passageiros entre Brasil e Portugal.
Para manter a atratividade de seus voos, a TAP estreia, nesta semana, a nova edição do programa em que chefs de cozinha de Portugal assinam o cardápio dos voos de longa distância na classe executiva. Em abril, será a vez da chef Ana Moura, com a comida da Costa Alentejana. No total, seis chefs participarão do projeto.
Na avaliação de Marcus Rosa, diretor Comercial da GRU Airport, que administra o Aeroporto de Guarulhos, quantos mais voos para o Brasil, melhor. Ele ressalta que o terminal registra mais de 800 voos nacionais e internacionais. Em 2024, quase 200 mil turistas estrangeiros desembarcaram no aeroporto, um crescimento de 22,7% em comparação com o mesmo período de 2023.
Conectividade e negócios
“A rápida expansão das rotas aéreas entre a Europa e o Brasil é um forte indicador do aumento da demanda. Não se trata apenas de mais voos, trata-se de maior conectividade entre duas regiões com profundos laços históricos, culturais e econômicos", diz o empresário Anton Radchenko, especialista em avaliação de companhias aéreas e direito do consumidor.
Para ele, à medida que mais companhias aéreas compitam, "provavelmente, os viajantes verão melhores preços, serviços aprimorados e ainda mais rotas se abrindo, tornando a viagem mais conveniente". No entender dele, mais voos diretos entre a Europa e o Brasil significam, além de oportunidades de férias mais agradáveis, "mais investimentos e fortalecimento das relações comerciais".
Radchenko observa, ainda, que, da mesma forma que as empresas se beneficiam de melhor logística, os profissionais podem viajar com mais eficiência e as indústrias do turismo, em ambas as regiões, ganham com o aumento do fluxo de visitantes. "Trata-se de uma expansão vantajosa para todos, que cria oportunidades em ambos os lados do Atlântico", frisa.