Centenas de capoeiristas tomarão as ruas, praças e ginásios de Lisboa
O Festival Europeu da Arte Capoeira, que chega à 26ª edição, será realizado pela primeira vez em Lisboa, entre 17 e 21 de abril. Estão inscritos capoeiristas de 30 países.
Pela primeira vez em Lisboa, o Festival Europeu da Arte Capoeira, que será realizado entre 17 e 21 de abril próximo, ocupará as ruas, praças e academias da capital portuguesa. A 26ª edição do evento terá a participação de aproximadamente 600 capoeiristas de mais de 30 países, além da inédita presença de 30 atletas africanos (Cabo Verde, Congo e Angola), especialmente convidados para o evento.
Na semana anterior ao início do festival, entre 13 e 17 de abril, ocorrerá a Semana da Capoeira, iniciativa que tem por objetivo promover o evento principal. Estão marcadas manifestações no Mercado de Cultura de Arroios, no Miradouro de São Vicente, na Praça do Rossio, na Rua Augusta e na Praça do Comércio. Capoeiristas e admiradores darão uma demonstração da força do esporte, com todo o seu peso cultural.
Segundo a brasileira Karlla Ribeiro, 36 anos, conhecida como Minnie, coordenadora do evento e há duas décadas e meia praticante de capoeira, o primeiro festival em Lisboa tem um gosto especial, depois de tantas metrópoles importantes, como Paris, Munique e Madri terem sediado o encontro. “A capoeira é uma prática que faz bem ao ser humano em todos os sentidos, além de ser um estilo de vida em todas as partes do mundo”, frisa.
Karlla, que divide as tarefas com o professor Perninha, o carioca Luís Augusto de Carvalho Filho, 42, capoeirista há mais de 30 anos, ressalta que a mobilização das equipes, em Portugal e no exterior, está a pleno vapor, com a previsão de juntar no ginásio do Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso, no Areeiro, mais de mil pessoas para as disputas e para assistir às apresentações.
Capoeira além das disputas
A proposta do evento é ir além da competição entre os esportistas. Karlla conta que também haverá workshops, debates e palestras de personalidades importantes da capoeira, como o Mestre Camisa (José Tadeu Carneiro Cardoso), presidente da Federação Abadá Capoeira, do Rio de Janeiro, marcada para 15 de abril, no auditório da sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
A abertura do festival está marcada 17 de abril, no ginásio municipal do Areeiro, oportunidade em que haverá a apresentação de uma roda de capoeiristas e praticantes da atividade do lado de fora do estabelecimento. A coordenadora do festival destaca que as finais das competições serão realizadas na manhã de 20 de abril no ginásio do Casal Vistoso. Já a entrega dos prêmios será feita à tarde, no palco montado nos jardins da Alameda da Fonte Luminosa. Na oportunidade, haverá um show, denominado Páscoa Cultural, em alusão à data religiosa.
A previsão, segundo Karlla, é de que haja um forte engajamento em torno do festival, uma vez que a capoeira tem ganhado cada vez mais adeptos pelo mundo, inclusive em Portugal, com a presença crescente de brasileiros vivendo no país. Uma mobilização especial ocorrerá em 21 de abril, na área da Torre de Belém, numa despedida aberta ao público.