Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Sabores e histórias se entrelaçam: a influência africana molda as cozinhas de Portugal e do Brasil em receitas, memórias e resistência.
Tempos atrás, era difícil encontrar o tempero brasileiro nos restaurantes de Portugal. Hoje, há uma grande oferta de estabelecimentos que vendem de caldo de cana a bobó de camarão.
A ciência da nutrição, por sua natureza, é complexa e desafiadora. Soma-se a isso a variabilidade individual, o que torna ainda mais difícil navegar em discussões sobre dietas.
Ninguém dá importância às fibras, mas elas são fundamentais na nossa alimentação.
Empreendedores mantêm as tradições da gastronomia portuguesa, mas dão toques de brasilidade que surpreendem e atraem a clientela. Mas há obstáculos no caminho.
Há produtos como o arroz, o macarrão e o tomate sendo vendidos nos supermercados brasileiros por valores superiores aos cobrados em lojas portuguesas, mesmo com o euro cotado a R$ 6,20.
Algumas ideias para entender e fugir dos ultraprocessados. Até o final desta década, metade da população mundial será considerada obesa.
Voltar a uma alimentação equilibrada não precisa ser uma tarefa difícil ou um sacrifício. Veja algumas dicas práticas para ajudar você a estabelecer uma rotina saudável.
A lista leva em conta os presidentes que tomaram posse depois da redemocratização do Brasil. Os restaurantes preferidos são: Solar dos Presuntos, Fialho, Gambrinus, Pedro dos Leitões e Eleven.
O período das festas de Natal e ano-novo pode ser particularmente exaustivo, em especial para o coração.
A proximidade do Natal desperta a solidariedade, mas há aqueles que estendem as mãos aos mais vulneráveis o ano inteiro. Não há idade para fazer o bem.
Brasileiros que passarão o Natal em Portugal levarão à mesa parte das memórias gastronômicas. Há aqueles que não abrem mão do salpicão e do lombo à mineira. A cerveja será substituída pelo vinho.
Das origens pagãs às tradições cristãs, as comidas de Natal refletem histórias de união, abundância e cultura, conectando o passado ao presente.
Depois de muitas decepções, a paraense Cidália França reconstruiu a vida produzindo tapioca numa carrocinha perto de casa. Há sete anos, ela se mudou para Portugal e os quitutes se tornaram sucesso.
Posso dizer que esta expressão portuguesa me ganhou logo de cara. Vem acompanhada de uma serenidade que traduz muito da essência do povo de Portugal.
Por que a todo momento a ciência muda de opinião sobre os alimentos?
As decisões políticas, conflitos, acordos econômicos e questões ambientais moldam a segurança alimentar e, consequentemente, a saúde da população mundial.
Ocorreu um erro aqui, ui ui